Três habilidades essenciais aos líderes de TI.

A elaboração da estratégia é mais do que apenas uma parte importante do trabalho do CIO.


Existem três ingredientes essenciais para ser bem-sucedido como um CIO estratégico: visão, habilidade de comunicar essa visão e reputação como agente de mudança.Inicie com uma visão estratégica de vitória – o que não significa criar ideias loucas.


A visão deve concentrar-se no modelo de negócios da sua empresa, incluindo o que precisa ser mantido e modificado. Capitalize recursos individuais, especialmente seus funcionários, relacionamentos com clientes e capacidades de operação. Por fim, a visão se resume em execução, que é uma razão pela qual os CIOs estão em posição confortável para criar uma estratégia vitoriosa.


Uma visão clara também pode ajudar a empresa a administrar o portfólio de projetos ao auxiliar os executivos a tomarem decisões melhores, quando múltiplos projetos estão competindo por recursos. O teste decisivo para uma visão estratégica acertada é quando as partes interessadas mais importantes podem dizer “não” para boas ideias, pelo fato de estarem fora do processo.


É claro, uma das melhores formas de garantir o sucesso da visão estratégica é “inventaro próprio futuro”, nas palavras do mito da administração Peter Drucker. Para fazer isso, de forma ideal, é necessário o segundo ingrediente: eficiência – uma comunicação clara, consistente e constante.


Muitos profissionais de TI não investem tempo e esforço suficientes na comunicação, o que leva à necessidade de refazer o trabalho e compromete suas reputações. Pessoas da TI muitas vezes despejam um mar de acrônimos e não se conectam aos níveis humano e emocional. Aprender como comunicar claramente a visão da empresa e a estratégia é um dos melhores investimentos que um executivo pode fazer.


A comunicação exige trabalho duro. E menos é mais quando se resume à duração. Sou muitas vezes aturdido pelo tipo de comunicação da agulha em palheiro, que vem dos departamentos de TI, em que os leitores e ouvintes têm de caçar a ideia principal. Exponha sua ideia, faça-a se conectar, e faça isso várias vezes.


Isso leva ao terceiro e mais importante ingrediente para os CIOs estratégicos: uma administração eficiente das mudanças. A habilidade de ser um agente da mudança definirá seu sucesso e reputação. Eu, muitas vezes, encontro organizações que estão com problemas em administrar mudanças. Os maiores obstáculos são normalmente as visões diferentes de sucesso e estruturas de governança complexas demais. Esses problemas deflagram acusações, comprometem a tomada de decisão e causam enorme quantidade de problemas na gestão de projetos.


Com o gerenciamento de mudanças, assim como nas comunicações, menos é mais. Se você envolver muita gente, sua iniciativa será fadada a ter muitos pontos de vista interessantes e apenas algumas preciosas conclusões. Ao forçar uma visão clara, comunicações consistentes e uma simples estrutura de administração de mudanças, os funcionários se organizarão de forma muito mais produtiva, seguindo em frente independentemente de quando fizer sentido, trabalhando juntos quando for necessário e ficando à margem, caso sua experiência não seja importante.


O valor estratégico vem, no fim, por meio da melhor prestação de serviço a seus clientes, aumentando a taxa sustentável de crescimento e gerando mais lucro, a partir de produtos e serviços. Os CIOs devem desempenhar papel estratégico, a fim de fazer isso acontecer.


*Artigo de Jack Bergstrand para o portal CIO.

*Crédito da imagem: Wix.


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