O gerenciamento de desempenho deve estar entre as metas dos CIOs.

Se a empresa puder dar à equipe de funcionários de TI as informações corretas na hora certa, a equipe pode ser muito mais eficiente na resolução de problemas.


Na maioria das empresas, cada área tende a centrar-se sobre problemas e prioridades específicas baseadas em seu papel dentro da organização. É isso que faz a estrutura do gerenciamento de desempenho tão importante para uma companhia.


Embora cada grupo dentro da empresa tenha necessidades diferentes, todos estão entrelaçados e causam impactos sobre o sucesso dos demais.


Os requisitos executivos baseiam-se em uma ideia de medir o desempenho de toda a empresa, ou seja, entender o desempenho dos aplicativos fundamentais, aperfeiçoar recursos em toda a empresa e verificar a eficácia e as vantagens competitivas da organização.


Os requisitos de arquitetura relacionam-se ao aperfeiçoamento dos recursos da Tecnologia da Informação (largura de banda, equipamento nas instalações do cliente, etc) e na qualidade da experiência do usuário final.


Os requisitos operacionais centram-se em assegurar a disponibilidade e o desempenho, principalmente por meio do monitoramento dinâmico de recursos críticos ao negócio.Já os requisitos dos desenvolvedores de aplicações focam no fornecimento de aplicações críticas ao negócio para os usuários finais, monitorando e medindo a qualidade do serviço daquele aplicativo, identificando problemas potenciais entre servidores múltiplos e resolução de defeitos, desenvolvendo e melhorando aplicações críticas para o negócio que será entregue.


Desta forma, uma estrutura de gerenciamento de desempenho leva em consideração as necessidades e os requisitos múltiplos para estratégias de aplicativos e de distribuição. Se uma estrutura holística não é seguida, as organizações tendem a ter dificuldade.


Quando os grupos são centrados somente em seus objetivos individuais, não têm a visão do impacto que seus problemas causariam nos negócios como um todo. Em vez de seguir a antiga abordagem de focar em um único problema ou usuário, o gerenciamento coloca seu foco em um conjunto de atributos críticos, como: resolver desafios do negócio e desafios operacionais, fornecer ferramentas corretas para grupos diferentes, melhorar e aperfeiçoar o desempenho para comunicações e unificar os requisitos para a distribuição, sem no entanto a complexidade de plataformas ou interfaces múltiplas.


Além disso, outro atributo do gerenciamento de desempenho já é meta de muitos CIOs. A ideia é aumentar não somente o valor de negócio da TI, mas também de quantificar o impacto positivo que essa área tem sobre a companhia como um todo. Ainda existem organizações que consideram a TI exclusivamente como uma ferramenta de redução de despesas. Uma abordagem detalhada e completa de gerenciamento de desempenho permite que uma organização concentre-se sobre a TI como um recurso estratégico que agregue valor para os negócios. Por meio desse gerenciamento é possível atingir seus objetivos gerais, com o suporte dos requisitos de aplicativos e da rede, sem adicionar plataformas e interfaces múltiplas que exijam treinamento e conhecimento extensos.


A otimização da equipe de TI está proximamente relacionada aos benefícios da redução dos custos da TI e seu gerenciamento. Se a empresa puder dar à equipe de funcionários de TI as informações corretas na hora certa, a equipe pode ser muito mais eficiente na resolução de problemas. Sem a necessidade de uma visita remota e evitando desperdício de tempo e até mesmo incidentes, dependendo do local físico e da severidade do problema.


Com a visibilidade correta, as empresas podem reduzir extremamente o custo associado com o desempenho, manutenção e resolução de problemas de aplicativos e de rede. O gerenciamento do desempenho pode ajudar organizações com problemas como despesas com otimização de largura de banda, reduzindo o número de ocorrências, o MTTR médio, o número de visitas remotas e o número de ferramentas com sobreposição.


*Artigo de Marcos Corrêa para o portal CIO.

*Crédito da imagem: Wix.

#cio #gerenciamento #estratégia #metodologia #métricas #regras #tendências

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon

+ 55 41 3512-5825

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-linkedin