Quatro motivos para investir em outsourcing.

"Terceirizar é a técnica pela qual determinada empresa desconcentra suas atividades, atribuindo a execução de atividades secundárias à terceiras empresas, promovendo um enxugamento de sua estrutura organizacional”. Assim definiu o advogado especialista Lauro Ribeiro Pinto Junior em seu livro sobre terceirização e direito do trabalho.


Nascido nos Estados Unidos, o Outsourcing surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, quando havia uma grande necessidade de produção de armas e outros materiais bélicos a serem utilizados no conflito militar. E, na incessante busca por aumentar a produção, os militares entenderam que obteriam ganhos se algumas atividades de suporte à produção de armamentos fossem transferidas a outras empresas prestadoras de serviços. Foi então que a indústria bélica passou a delegar serviços a terceiros.


A verdade é que a terceirização já é amplamente utilizada em todo o mundo, principalmente em áreas de TI, e é uma importante ferramenta para aumentar a competitividade das organizações. E, se você ainda tem alguma dúvida do porque investir em outsourcing, veja quatro motivos para reconsiderar a hipótese.


Concentre-se em seu negócio

Com a crescente complexidade dos processos produtivos, fica cada vez mais difícil a organização se dedicar às múltiplas tarefas que envolvem competências distintas. A companhia deve-se diferenciar pela eficácia das tarefas relacionadas ao seu core business, e a terceirização permite isso.


Elevar a qualidade

Os terceirizados são especialistas em produtos e serviços fornecidos, ou seja, com isso oferecem elevado nível de qualidade. A adequada seleção de parceiros, e o estabelecimento de parâmetros produtivos e compromissos entre as partes é decisiva para que haja qualidade, evitando efeitos reversos.


Agilidade e Flexibilidade

Os produtos e serviços fornecidos por terceiros podem ser alterados em sua forma e quantidade com muito mais facilidade do que os produzidos pela organização. Em um ambiente de demanda instável e de constantes alterações nas estratégias de mercado, essa facilidade é um importante diferencial.


Reduzir custos

A redução de custos é a vantagem mais facilmente percebida pelos que optam pela terceirização. As empresas terceirizadas reduzem os custos em função da escala de produção e da capacidade técnica diferenciada.


*Artigo de Rafael Reis para o portal TI Especialistas.

*Crédito da imagem: Wix.

#outsourcing #gestão #metodologia #produtividade #negócios #alinhamento

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon

+ 55 41 3512-5825

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-linkedin