O verdadeiro benefício da nuvem? Mais tempo para focar no seu negócio.

Quanto mais tempo se dedicar aos negócios, mais rápido a empresa evoluirá e se posicionará à frente da concorrência.

Frequentemente me perguntam quais são os benefícios da computação em nuvem para uma empresa. Minha resposta é simples e direta: a maior vantagem é mais tempo para focar no seu negócio. A adoção da solução suporta a empresa com tecnologia de ponta, permitindo a você ou à sua equipe se concentrar nas demandas específicas da organização, que dependem das pessoas para serem implementadas. Quanto mais tempo se dedicar aos negócios, mais rápido a empresa evoluirá e se posicionará à frente da concorrência, afinal, o mundo é dos mais rápidos.


Gosto de comparar a computação em nuvem com uma terceirização. Sabemos que, para esse processo ser bem sucedido, devemos buscar uma empresa que tenha condições técnicas de prestar o serviço objeto com melhor qualidade e larga escala. Só é possível encontrar esse binômio em empresas especializadas em computação em nuvem, que têm soluções mais aderentes a cada tipo de demanda. E, por trabalharem em larga escala, colocam a fator comum um benefício econômico para quem contrata o serviço.


Vejo o papel da especialização cada vez mais determinante. No passado, por falta de opção, à medida que uma instituição crescia, criava-se um conjunto de empresas secundárias dentro da corporação, o que reduzia a velocidade de crescimento e o foco de cada divisão na sua atividade fim. Hoje, os negócios escaláveis se constroem horizontalmente, em camadas. A empresa moderna tem uma competência core, e um ecossistema de parceiros para completar sua oferta.


Exemplificando com o mundo da Tecnologia da Informação, temos as camadas de empresas especializadas na construção e administração de data centers; das corporações focadas na produção de equipamentos; as de administração de infraestrutura; e, por fim, as que desenvolvem softwares. As empresas de sucesso, as mais rápidas e inovadoras, se beneficiam destas camadas, posicionando-se no topo da cadeia, agregando o conhecimento específico do seu negócio e moldando a tecnologia às suas necessidades. Para isso, o tempo deve ser dedicado à orquestração das camadas e ao desenvolvimento da parte da tecnologia que distingue o seu produto e que não pode ser terceirizada.


Neste mundo horizontalizado, de empresas especializadas que se complementam, vejo um resgate do sentido da parceria. Na velocidade que a tecnologia e que o mundo de negócios evolui, há cada vez menos espaço para uma instituição abraçar atividades tão distintas quanto à produção, distribuição e comercialização de seus produtos ou serviços para o cliente final. A parceria saudável permite encurtar os ciclos, da mesma forma que a computação em nuvem possibilita empresas desenvolvedoras ou integradoras de software ampliarem seus leques de ofertas, abrindo novos canais de vendas e equacionando o problema de infraestrutura de TI. Ao mesmo tempo, diversificam o portfólio de serviços que passam a ser ofertados em modalidade nuvem, por consumo.


O mundo dos negócios gira a uma velocidade cada vez maior, as fronteiras entre clientes e fornecedores estão cada vez mais abertas, o perfil de consumo mudou. As empresas precisam ser mais ágeis para não desperdiçar tempo, porque a demanda é enorme, e a computação em nuvem absorve parte das atividades operacionais, trazendo competência especializada para a TI.


Nos tempos modernos vencem os mais rápidos, portanto, escolha o parceiro correto, ganhe tempo, invista no seu negócio e acelere!

*Artigo de Maurício Cascão para o portal CIO.

*Crédito da imagem: MML Systems.

#cloud #metodologia #negócios #produtividade

Posts em destaque
Posts recentes