Alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced Scorecard.
O processo de gerenciamento de projetos se tornou vital para as organizações que pretendem alcançar sucesso nos negócios, no entanto, o Instituto Gartner mostrou que 70% dos projetos na área de Tecnologia de Informação falham no cumprimento de cronograma, custos e metas de qualidade.
Outro fato importante é que mesmo quando os projetos são executados com sucesso, muitas vezes eles ainda não trazem os benefícios esperados pelo negócio. Diversos fatores geram esses problemas, mas o grande vilão tem sido a falta de alinhamento estratégico entre os objetivos do negócio e as atividades de TI.
Isso ocorre, pois as unidades de negócios têm uma visão limitada sobre o que a área de Tecnologia está fazendo e a TI, por sua vez, tem uma conexão limitada com os objetivos estratégicos e do negócio. Um dos principais desafios para executivos de TI e de negócios é garantir que os investimentos em TI aumentem o desempenho da organização e agreguem valor às estratégias corporativas.
Nesse cenário, torna-se necessário uma governança corporativa em TI, que permita comunicar e direcionar as ações da empresa e da TI, controlar seu desempenho e resultados, e certificar que organização está no caminho certo e caso não esteja, identificar os ajustes necessários para alcançar os objetivos.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que auxilia na aproximação entre as áreas da organização, tendo como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Através dessa ferramenta é possível mapear os objetivos estratégicos de uma organização em indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.
Essa ferramenta surgiu da necessidade de explorar novos métodos de medição de desempenho, já que apenas as métricas financeiras eram insuficientes para entender toda organização. O maior objetivo do BSC é tirar os planos e metas do papel e difundi-los por toda organização e dessa forma alinhar os objetivos à estratégia. Através desse método é possível avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa, tais como serviços de qualidade, funcionários motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos.
O BSC IT (Balanced Scorecard Information Technology) tem como objetivo um entendimento comum de como as aplicações de TI, tecnologias e serviços irão contribuir para os objetivos de negócios – hoje e no futuro.
O alinhamento estratégico entre TI e negócios envolve otimizar a comunicação entre os executivos que tomam as decisões de negócios e gerentes de TI que supervisionam as operações técnicas. Dessa forma, possibilita implementar planos flexíveis de negócios e arquiteturas de TI, bem como a alocação de custos eficaz.
Alguns passos que podem contribuir para uma gestão de indicadores com BSC são:
- Definir as condições para alcançar o alinhamento;
- Definir objetivos com base na Estratégia Empresarial;
- Definir metas financeiras;
- Definir metas de mercado com foco em clientes;
- Alinhar processos internos;
- Identificar processos críticos;
- Promover Capacitação aos colaboradores (disseminar cultura);
- Determinar o valor da TI;
- Desenvolver a Visão e Missão da TI.
Há muito o que falar sobre BSC e seus benefícios para organização, mas o mais importante é saber que toda a organização precisa ter conhecimento claro da estratégia traçada e dos objetivos a serem alcançados. Isso faz com que cada área se envolva ao plano empresarial e que todos possam falar a mesma língua com bases sustentáveis.
*Artigo de Rodolfo Vilas Bôas para o portal TI Especialistas.
*Crédito da imagem: Wix.
#alinhamento #estratégias #ti #negócios #metodologias #gestão