CIOs ainda controlam maior parte dos gastos de TI.

Mas as unidades de negócios estão lentamente ganhando mais influência nas compras de TI e os CIOs devem abraçar esta tendência, segundo estudo da Forrester.


Os CIOs ainda têm a última palavra sobre os gastos com TI, mas com o tempo eles vão trabalhar mais perto das unidades de negócio no que diz respeito às decisões de compra, revela estudo da Forrester Research.


Apenas 6,3% das novas compras de tecnologia nos EUA foram feitas e implementadas pelas unidades de negócios em 2013, de acordo com o autor do relatório, Andrew Bartels, vice-presidente e principal analista da Forrester. Em cerca de 9% dos gastos que envolviam tecnologia, a unidade de negócio escolheu mas foi a equipe do CIO que a implementou e geriu.


No entanto, “o processo de compra ideal de tecnologia é aquele em que as áreas de negócio e a equipe do CIO trabalham em conjunto para identificar uma necessidade, encontrar e financiar uma solução, escolher o fornecedor ou fornecedores certos, implementá-la e geri-la”, escreveu Bartels no relatório. “Estimamos que mais de um terço das compras de tecnologia vai se encaixar nesse perfil até 2015″.


Além disso, a parte da compra de tecnologia que é feita “principalmente ou exclusivamente” pelo departamento de TI cairá de 55% para 47% até 2015, acrescentou Bartels.


Ainda assim, “os especialistas que afirmam que os gastos de tecnologia estão se deslocando do departoamento de TI para as áreas de negócio falham ao apreciar o complexo processo envolvido na compra e manutenção da tecnologia”, diz o relatório.


A quota dos gastos com novas tecnologias pelas unidades de negócios subiu entre 2010 e 2012, alimentada por compras de smartphones e de tablets, mas esta tendência vai diminuir com esses dispositivos passando a fazer parte dos orçamentos consolidados, segundo Bartels.


*Artigo do IDG News Service/EUA disponível no portal CIO.

*Crédito da imagem: Wix.

#cio #ti #gestão #custos #tiefinanças #negócios

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon

+ 55 41 3512-5825

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-linkedin