Gerenciando sua infraestrutura de Storage.

O setor de TI cada vez mais se depara com um grande problema: Como alocar budget para projetos de TI, sendo que a cada ano que passa os gestores precisam de mais recursos e o capital para investimento não segue o mesmo padrão de crescimento?


Quando analisamos o crescimento dos requisitos de Storage encontramos a seguinte realidade: a quantidade de dados dobram em média a cada 24 meses, enquanto o orçamento para aquisição de Storage cresce de 1% a 5% no mesmo período. Com esse cenário os executivos precisam se virar nos 30 pra conseguir fazer o melhor uso dos dados e das tecnologias disponíveis, sem falar que devem acertar em cheio na escolha do investimento a ser feito.


Para isso ser possível algumas metodologias podem ser levadas em conta no momento de aquisição de uma nova tecnologia ou crescimento do seu ambiente atual.


- Utilize ao máximo o Storage e reduza o espaço necessário - Tecnologias de provisionamento de dados e de tierização

Com a tierização você melhora a performance do seu ambiente, pois sob demanda é possível mudar os dados mais acessados de discos mais lentos para discos mais rápidos como por exemplo o SSD que permite uma performance muito superior. Para o gerenciamento de espaço, a idéia é a mesma. Se uma área tem um espaço de dados designado no Storage e ele chegou a seu limite, através do provisionamento de dados é possível sob demanda, solicitar que seja alocado um volume extra de dados.

- Tirando proveito dos equipamentos já existentes é possível preservar o investimento

Sempre que é feita uma aquisição de um equipamento, já é pré-determinado um tempo de vida útil para que no futuro seja feita a troca por uma tecnologia mais atual. Porém isso não significa que o antigo equipamento não pode continuar a ser usado. Em muitos casos pode ser usado como ambiente de testes e homologação,ou até ser virtualizado para dentro do novo Storage, preservando assim o investimento.

- Simplifique o gerenciamento e administração do ambiente de TI

Quanto mais simples e unificado for ambiente de TI menores serão os custos para gerenciamento. Nesse tópico podemos citar redução de treinamento com administradores dos sistemas (interface única de gerenciamento) e também redução de custos operacionais, visto que quanto mais simples o ambiente mais fácil a resolução de problemas e adesão de novas tecnologias. Ganha-se em tempo de solução.



- Aumente somente o necessário a sua infraestrutura de Storage

Quando for pensar em crescer sua infraestrutura, busque sempre as informações corretas de seu ambiente e solicite ao seu fornecedor um estudo de dimensionamento. Super dimensionar sua estrutura pensando somente nos picos de processamento não é a solução pois na maior parte do tempo você terá equipamentos ociosos que poderiam estar sendo usados em outras tarefas.

- Migração para Cloud

De acordo com a Computer World a nova realidade dos orçamentos de TI limitados irá aumentar a utilização de serviços na nuvem. Mais de 30% das organizações vão mover para a cloud pelo menos uma carga de trabalho do centro de dados bem como serviços de instalação na nuvem de uma forma mais generalizada para recuperação de desastres arquivo de backup ou dados. As empresas já não precisam decidir entre resiliência, segurança e disponibilidade de uma aplicação dentro de casa ou sobre a escalabilidade e o desempenho de serviços em nuvem, já que estes dois mundos se complementam.


Pensando que hoje o grande desafio dos gestores é fazer mais com menos, utilizando algumas das técnicas acima os custos de gerenciamento de storage podem ser reduzidos e dessa forma deixamos de gastar uma verba que pode ser utilizada para investimentos em tecnologias que realmente tragam valor e façam diferença no core business da sua empresa.


*Artigo de Gustavo Sadocco Ferreira para o portal TI Especialistas.

*Crédito da imagem: Wix.

#gerenciamento #storage #armazenamento #dados #custos #investimentos #infraestrutura

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon