Desentendimentos entre CIOs e CMOs continuam acirrados.

Em muitas organizações há benefícios para maior alinhamento entre os dois grupos. Mas isso não tem surtido efeito.


Pesquisa da Accenture com 252 CIOs e 405 CMOs mostra que, apesar da anos de trabalho buscando o alinhamento entre as áreas, a relação ainda é ruim.


Aparentemente, mais executivos de TI se preocupam com a relação entre o marketing e a TI do que os profissionais de marketing: 77% dos CIOs acreditam que há uma necessidade de alinhamento entre marketing e TI, mas apenas 56% dos CMOs sentem a mesma necessidade. E poucos são felizes com seus relacionamentos atuais. Apenas 11% dos CIOs e 13% dos CMOs acreditam haver colaboração suficiente entre as duas áreas em suas organizações.


Os resultados da pesquisa desanimam: pouco mais da metade dos CMOs (51%) diz que o CIO compreende as necessidades de marketing, enquanto 40% dos CIOs reclamam que essas necessidades mudam com muita freqüência.


Quase metade dos CIOs (49%) queixa-se também que o marketing tem adquirido tecnologia por conta própria, desconsiderando os padrões de TI. Muitos CMOs argumentam que isso é necessário: 45% querem os funcionários de marketing controlando dados e conteúdos, sem a intervenção de TI, e 35% preferem comprar o software baseado na nuvem a esperar pelo desenolvimento feito peo departamento de TI.


Os dois grupos também se preocupam com coisas completamente diferentes. As principais preocupações dos CIOs são a complexidade e integração de TI. Principal preocupação CMOs é que suas empresas não estão investindo o suficiente em canais de marketing digital. Aos olhos de muitas equipes de marketing, o departamento de TI parece um grupo lento e desatualizado, preso no século passado. Afinal, a economia digital de hoje exige que as equipes de marketing reajam à velocidade do mercado: o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos, que já chegou a durar anos, está reduzido a meses ou semanas; no atendimento ao cliente as expectativas passaram a ser a de respostas imediatas; as questões de relações públicas devem agora ser tratadas em minutos, não dias, e as campanhas de marketing devem ser ajustados em tempo real, com base no feedback imediato de meios de comunicação social.


Em muitas organizações há benefícios para maior alinhamento entre os dois grupos. Mas isso não tem sido suficiente.

Chegar a um acordo com a equipe de liderança de marketing sobre as habilidades e os recursos que a equipe de TI precisará ter para ajudar a aumentar a rentabilidade do negócio é um bom caminho para reduzir os desentendimentos entre as áreas. Desenvolver um plano de TI em conjunto com a equipe de marketing, prevendoo o que deve ser feito, quando e como, também é uma atitude inteligente.


Um estudo recente da PricewaterhouseACoopers mostrou que as empresas onde os CIOs e CMOs têm uma melhor relação de trabalho superam consistentemente a média de crescimento de receita, de margem de lucro e de inovação.


*Artigo de Minda Zetlin, CIO/EUA, para o portal CIO.

*Crédito da imagem: Wix.

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