Gestão de TI nos negócios.

Já é de conhecimento que a tecnologia da informação é fundamental para o sucesso das organizações, o gerenciamento de serviços pode utilizar métodos com padrões de eficiência já reconhecidos e pautados de acordo com as necessidades das organizações.


Agora a pergunta é, como tirar o máximo de proveito da TI para sustentar e impulsionar os negócios da organização?


O mercado aponta que a resposta para esta questão está na gestão de serviços de TI, ou seja, na implantação de processos e práticas que proporcionem serviços de TI mais eficazes e eficientes.


Muitos modelos têm sido utilizados para tal; todos eles, porém, com a preocupação de alinhar TI e negócios e com a característica comum de se basearem na utilização de indicadores que deverão ser sistematicamente reavaliados para aferição dos resultados obtidos e definição de metas que permitam a melhoria contínua dos processo.


O que percebemos é que a cada dia a tecnologia tem se tornado um elemento de suma importância para balizar descisões dentro das organizações, se observarmos existe uma verdadeira “sopa de letrinhas”, quanto a modelos e padronizações que se consolidaram e desta forma se tornaram parte integrante dos negócios.


Porém o que quero enfatizar neste artigo é o seguinte; A gestão de serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio ? TI e negócios. Ao favorecer a comunicação entre esses dois mundos e fornecer retornos mensuráveis sobre o resultado de suas operações, a gestão de serviços em TI coloca a tecnologia da informação não mais como foco de despesas da organização e sim como sua parceira fundamental para agregar valor ao negócio.


Nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar a gestão da informação de acordo com as suas necessidades específicas, isto faz a diferença, saber tratar as informações bem como gerenciá-las.


Com o avanço tecnológico dos computadores e das telecomunicações, tornou-se possível o gerenciamento de enormes quantidades de informações, e desta forma acabou por determinar um novo perfil de produtos e serviços provocando inclusive mudanças de comportamento da sociedade, e na forma como as organizações lidam com a tecnologia nos dias atuais, o que antes era um privilégio de poucos, hoje se tornou um pré-requisito para todo o tipo de organização.


As empresas e os profissionais que fizerem melhor uso da tecnologia da informação terão maiores chances de permanecer e progredir no mercado, isto com toda certeza tem forte influência na condução dos negócios. Por isso a intenção deste artigo é de enfatizar a importância de TI para o mundo dos negócios, pois quem estiver fora desta realidade, dificilmente resistirá ao mercado e suas mudanças.


*Artigo de Patrícia de Aquino Mendes, webinsider UOL, presente no portal TI Especialistas.

*Crédito da imagem: Wix.

#gestão #ti #negócios

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon