Três atribuições indispensáveis ao CIO.

O CIO precisa tirar um tempo para refletir – de forma bastante honesta – como anda o relacionamento entre o departamento de TI e as áreas de negócios. Nessa análise deve avaliar se seu setor ainda é considerado apenas um centro de custos pelo resto da organização, ou se já é percebida como um parceiro estratégico do negócio. E o quanto encoraja a equipe de TI a contribuir para a geração de receita.


Seguem três maneiras dos CIO melhorar a imagem do departamento de TI e posicionar sua equipe para que ela tenha o respeito que merece da corporação:


1. Absorver novas responsabilidades

Encabeçar iniciativas de forma proativa ou aventurar-se no desconhecido está bem longe do comportamento tradicional do departamento de TI. Contudo, o CIO precisa aprender a incorporar essa responsabilidade de liderar projetos que não sejam diretamente relacionados à tecnologia, em especial, quando eles criam oportunidades de negócio.


2. Inovar

Oportunidades para inovar existem e, o melhor, dá para tirar vantagem delas. Ao se posicionar como alguém com perfil inovador, o CIO pode acabar com a visão de que a TI representa apenas um centro de custo para transformar-se em uma área estratégica para o crescimento da organização. Para tanto, é necessário conectar cada projeto de TI a um objetivo de negócio ou de receita.


3. Comunicar melhor

A constante comunicação com a alta gestão da companhia é muito, muito importante. Nesse sentido, o líder de TI precisa ter a certeza que os executivos de negócio estão cientes dos projetos, do status de cada ação e, o mais importante, como isso vai contribuir para os lucros da companhia. A melhor forma de garantir essa comunicação é por meio de reuniões regulares entre os principais responsáveis pelas áreas de negócio. Assim, o CIO consegue obter tanto recursos como o apoio necessário de todos os envolvidos.

*Artigo de Kristin Burnham para o portal CIO.

*Crédito da imagem: Wix.

#cio #conhecimento

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon