Menos de 50% dos CIOs dizem que empresas olham TI como ponto estratégico.

Você acha que o departamento de TI é uma área estratégica para sua empresa? Em geral, a resposta que se ouve é sim. Boa parte das grandes empresas – e também das médias – já entendeu o real valor que a tecnologia da informação pode agregar ao negócio. Mas o porcentual real das companhias que realmente percebe a área como ponto essencial da estratégia ainda é abaixo da expectativa. Pelo menos essa é a constatação do estudo Antes da TI, a Estratégia, produzido pela IT Mídia com CIOs representantes das 500 maiores empresas do País.


O estudo teve seus resultados apresentados durante uma sessão especial no IT Forum 2013, um dos principais encontros de TI da América Latina que acontece de 1 a 5 de maio na Praia do Forte (BA).


Pelas respostas dadas pelos CIOs participantes, em 45% das 500 maiores empresas do País a TI é percebida como estratégica, enquanto que, para 38%, trata-se de uma área vista como componente importante de competitividade.

Na outra ponta, ainda temos 12% de empresas que encaram o departamento de TI como unidade de custo e 5% onde investir em TI é dúvida.


Tais números causam até um estranhamento, uma vez que estamos falando de companhias de grande porte e que têm pela frente grandes desafios onde a TI será extremamente demandada. 50% dos CIOs responderam, por exemplo, que as empresas onde trabalham estão em posição vantajosa no mercado e 70% deles afirmaram que existe uma perspectiva de fusão e aquisição, outros 50% mencionaram também a expansão geográfica ou ampliação do portfólio como parte da estratégia corporativa.


Ou seja, em quaisquer dos cenários citados o departamento de tecnologia terá grandes desafios, seja de integração, incorporação de sistemas, adequação de infraestrutura ou mesmo na sugestão de novas aplicações e ferramentas para atender a novas demandas.

O Antes da TI, a Estratégia traz ainda diversas outras informações, como tecnologias e temas que estão no radar dos CIOs para os próximos anos, a situação das equipes e ameaças e riscos internos e externos.


*Artigo de Vitor Cavalcanti para o portal InformationWeek Brasil.

#estratégias #cio #gestão #negócios

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon

+ 55 41 3512-5825

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-linkedin