Cloud computing: como contabilizar os custos escondidos?

Por mais que o modelo de cloud computing seja apontado como uma saída para a necessidade de reduzir custos da TI, antes de adotá-lo e assinar um contrato com provedor especializado o CIO deve contabilizar os custos “escondidos” que o padrão demanda – como aqueles relacionados à contratação ou capacitação de pessoas, à criação de processos, transição de arquiteturas de dados, entre outros.


Mesmo que os gestores de TI já estejam familiarizados a analisar esses tipos de gastos, o desafio trazido com cloud computing está em quantificar exatamente essas despesas em um novo modelo, de forma a criar maneiras de gerenciá-los e compará-los ao total de custos estabelecidos no padrão tradicional de computação.


Na medida em que as organizações consideram a possibilidade de migrar para a compuatção em nuvem, seus líderes de TI têm a responsabilidade de explorar quatro questões indispensáveis – e que devem ajudá-los a identificar os custos escondidos da mudança.


1. Quais são as ações necessárias para mover ou substituir o legado das aplicações que serão alocadas na nuvem?


2. Quais mudanças de arquitetura são necessárias para integrar as aplicações hospedadas na nuvem e fora dela?


3. Como devemos mudar nossas tecnologias e processos para tirar o máximo proveito do novo modelo de computação?


4. Quais são os exemplos de como uma nuvem privada – desenvolvida para a utilização de uma única empresa – pode gerar mais flexibilidade à TI do que o modelo que a organização utiliza atualmente?


Conforme essas quatro questões são resolvidas, os CIOs devem concentrar-se em garantir que a integração entre os dados armazenados de forma tradicional até então e a aplicação de cloud computing aconteça de forma programada e sem causar indisponibilidade aos usuários. Nesse contexto, outras perguntas são geradas e, mais uma vez, o gestor de TI deve resolvê-las antes de assinar um contrato de migração para o modelo de computação em nuvem. São elas:


1. Como é possível garantir que os sistemas de controle da base de clientes e de billing da companhia, por exemplo, serão perfeitamente integrados à plataforma de cloud computing?


2. Quais são as habilidades que a equipe de TI deve possuir para gerenciar a migração de modelos?


*Artigo de Chris Curran para o portal CIO.

#cloud #custos

Posts em destaque
Posts recentes