Empresas lucram quando o CIO participa da gestão.

Empresas nas quais os CIOs mantêm relações fortes e sólidas com outros executivos “C-level” são quatro vezes mais propensas a alcançarem melhores resultados de negócios, como crescimento de receita e margens de lucro elevadas, de acordo com o quinto estudo anual “Digital IQ”, realizado pela PricewaterhouseCoopers.


A PwC entrevistou 1,1 mil líderes de negócios e tecnologia de todo o mundo e dividiu as respostas em dois grupos: os 13% dos entrevistados que se classificaram como “fortes colaboradores” na “C-suite”, e os outros que não o fizeram.


O estudo encontrou uma grande correlação entre a forte colaboração com os demais executivos “C-level” e melhores desempenhos empresariais. Essas empresas reportaram crescimento da receita de 5% ou mais no ano anterior e elevados níveis de rentabilidade e inovação.


Os CIOs caracterizados como colaboradores vinculam o plano de TI à estratégia corporativa e investem mais na inovação, diz o estudo.


Segundo Chris Curran, diretor da PwC e tecnólogo-chefe da empresa nos EUA, a exemplo desses colaboradores os CIOs devem iniciar “conversas digitais” que ajudem os demais executivos a verem a TI como uma parte importante da estratégia de negócios e a compreenderem que os investimentos em tecnologias emergentesdevem estar diretamente relacionados com as prioridades de negócios.


“O líder sênior está tentando gerir a mudança transformacional e, para a maioria das empresas, a TI e o mundo digital vão estar na frente e no centro dessa mudança”, diz Curran.


Ter o CEO alinhado com os objetivos críticos da TI é fundamental – e um sinal de que uma empresa tem um alto “QI digital”, diz o estudo. 82% dos executivos colaborativos dizem que o seu CEO é um campeão de TI, em comparação com 54% do grupo com menor colaboração entre os executivos.


Além disso, os colaboradores estam mais propensos do que os outros a terem um “roadmap” simples, de vários anos, para a estratégia de negócios, o que ajuda a fomentar a inovação e entregar projetos dentro do prazo e do orçamento.


*Artigo de Lauren Brousell, CIO-USA, para o portal CIO

#cio #gestão

Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon

+ 55 41 3512-5825

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-linkedin