Por que o backup é tão maltratado nas empresas?

Segundo a 'TI Especialistas' um dos processos mais importantes da gestão de TI, a tarefa de reter cópia de informações vitais das empresas, não parece receber a devida atenção dos gestores de TI.


No discurso, todo mundo diz que tem, mas na prática…e a história sempre se repete: na hora do sufoco, isto é, quando precisam restaurar os arquivos perdidos é que o assunto vem à tona.


O primeiro ponto de atenção é quanto à motivação. Falar de backup é um pouco como acordar no sábado e decidir arrumar a casa. Todo mundo sabe que precisa, mas não quer se ocupar com isso. Todo mundo quer abraçar projetos que garantam visibilidade e possam levar reconhecimento de suas competências – se possível até fora da empresa. Em razão disso, o backup fica no mesmo balaio de outros processos de TI e normalmente sob a gestão de alguém já assoberbado por outras responsabilidades.


Por outro lado, observa-se um movimento de empresas fazendo o outsourcing completo de seu processo de backup, passando toda a gestão a cargo de uma empresa especializada. Nesse modelo, entram todos os recursos (HW, SW e pessoas) permitindo ao gestor “esquecer” do problema e cobrar um determinado resultado. Surgem, então, outras questões: como escolher um fornecedor, como garantir que terei “mesmo” um bom nível de serviço, como definir qual é SLA adequado por área de negócio etc.


Em ambos os casos, uma boa análise de retorno do investimento (ROI) pode tirar o backup do fundo da cozinha e colocá-lo na sala de jantar. E, quando falamos de ROI, não é só nas questões hipotéticas de quanto custará a operação de sua empresa ficar parada por perder informações. É descer aos detalhes do “hoje”: quanto está custando hoje fazer um processo de baixa qualidade? Quanto conseguiríamos melhorar investindo o mesmo valor (que sejam alguns indicadores, tempo de restore, por exemplo)? Às vezes, a resposta é mais simples, uma questão de querer, de motivação. Nesse caso, como diz o ditado: o ótimo é inimigo do bom.


Independente do caminho a seguir, cuidando dentro ou fora de casa, é fato que o backup deve voltar urgente à pauta das discussões centrais do gerenciamento de TI, antes que o problema aconteça.


*Crédito da imagem: Wix.

#backup #roi #motivação #gerenciamento

Posts em destaque
Posts recentes